Just smile! A moda se preocupa com a sua saúde mental.

// híbrida
4 min readJan 19, 2021

--

@lazyoaf

Você certamente não está tão emocionalmente equilibrado ou otimista quanto estava há dois anos atrás. Não se preocupe, não é só você. Desde que a pandemia se alastrou pelo mundo, nos vimos isolados, aprendendo com nós mesmos a nos resguardar e, enfim, com alguns meses começamos a ressignificar muitos conceitos até começarmos a pensar maneiras mais otimistas de observar o mundo — e aguardando novidades positivas sobre o fim da pandemia.

@obviousagency

Quanto mais tempo passamos em casa, mais tempo estamos ligados ao consumo. De forma ágil, acessível, impulsiva, confortável e confortante, a felicidade está cada vez mais no ato de consumir.

Vivemos na era do vazio existencial, impulsionado por uma pandemia, e, dessa forma, é relevante direcionarmos o nosso olhar para a maneira como a subjetividade dos indivíduos da sociedade contemporânea está sendo construída e como a sociedade de consumo influencia na saúde emocional.

“Estudos epidemiológicos sobre saúde mental sugerem que as pessoas que vivem um estilo de vida moderno nas sociedades contemporâneas avançadas pagam um preço psicológico […]” Moreira, 2002.

Sinto mais sua falta do que bar

Você se sentiu triste durante a pandemia? Pera, não precisa responder. Não sei se alguém não se sentiu triste com toda essa imprevisibilidade e instabilidade. E quantos sorrisos recebeu das pessoas que você gosta? Não muitos, certo? Pois ainda estamos mascarados.

Mas sorria! Trazemos boas notícias pra você! Just smile! A moda está preocupada com sua saúde mental e seu consumo vai ficar mais alegre. As roupas hoje se encarregam de te animar, mesmo que com um emoji ou uma frase motivacional. Não se preocupe, seus amigos estão seguros em casa enquanto seu estilo te acompanha nessa caminhada por um futuro desconhecido.

O design gráfico também está tomado por essa vibe e vem de encontro ao que falamos por aqui. @obviousagency

Tá tudo bem! Você pode ter notado que uma onda de otimismo, sorrisos, flores e frases positivas que também apareceram pelo seu feed e nas suas marcas mais queridas, do varejo à grife de luxo. Unindo essa vibe ao conforto e despreocupação das roupas para ficar em casa, temos a cara de 2020.

@obviousagency
Murakami Flower também é um fenônemo do otimismo em 20/21. O Hypebeast explica como essa flor se tornou um símbolo.

A vida existe e você pode conhecê-la

@estese.brasil

Um convite a viver a vida. Do meu acervo pessoal, trago uma marca de slow fashion feita por uma querida amiga que comunica muitos dos nossos sentimentos de viver em roupas com significado. A ESTESE te abraça e conforta nesse período de insegurança, em looks com pegada esportiva e urbana.

@estese.brasil por Kimberly Santini.

A Smiley Revolution

A adormecida Smiley nunca esteve tão cool. A marca carrega sua história desde 1970 e evolui com os anos pra um fenômeno que hoje expressa tudo que precisamos, onde um sorriso fala mais que 240 caracteres.

“Nós somos mais do que um ícone, uma marca ou um estilo de vida. Nós somos o espírito e filosofia, um lembrete de como um sorriso pode ser poderoso. Nascida em 1972, a simples mensagem da Smiley de tirar um tempo pra sorrir continua relevante, após 50 anos.” Tradução livre do texto, retirado no site da marca.

Colabs importantes como Bershka x Smiley provam essa febre de positividade em meio ao caos.

@bershka #bershkaxsmiley
Hypebeast explica sobre o hype por trás da Smiley.

A marca de streewear londrina Lazy Oaf também traz uma pegada de sentimentos de otimismo misturados com a ansiedade do cotidiano em estampas divertidas e coloridas, trabalhando uma juventude nostalgica.

@lazyoaf

Percebemos uma luta cotidiana travada dentro de todos nós para tentar conviver com as novas configurações do mundo que a contemporaneidade instaurou em nossas existências e, dentro dessa perspectiva, a busca pela felicidade segue os mais diversos caminhos imagináveis, caindo na materialidade para preencher um vazio existencial no ato de consumir. Se for assim, consuma uma mensagem otimista, algo que te sorri de volta.

Mensagem da @estese.brasil

--

--